
-
Arquitetos: Gruppo Lordi Arquitectura
- Área: 270 m²
- Ano: 2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Luján, província de Buenos Aires, Argentina, a residência reflete a filosofia de trabalho do estúdio, baseada no uso de materiais em seu estado puro. O tijolo, o concreto, o aço e o vidro se entrelaçam com a luz natural, formando texturas e contrastes de sombras, cheios e vazios.

A estrutura principal de concreto armado é envolta por paredes duplas de tijolo que definem o caráter do projeto e otimizam o desempenho térmico da construção.


O projeto se desenvolve em um único nível e organiza os espaços em duas grandes zonas: pública e privada. Um pátio interno atua como núcleo articulador das circulações. Todos os espaços mantêm uma conexão visual com o exterior.


A área pública é um amplo espaço que contém a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e a varanda com churrasqueira. A integração visual e física com a paisagem permite a entrada da luz do sol, criando diferentes jogos de luz e sombra ao longo do dia. O espaço da sala de estar e jantar se conecta de maneira direta com o jardim por meio de uma grande janela que se oculta nas paredes e permite aumentar a superfície de uso da residência, proporcionando flexibilidade espacial.

A área privada é composta por um dormitório principal com suíte, dois dormitórios secundários, um escritório e um banheiro adicional. Cada ambiente conta com aberturas posicionadas de maneira estratégica para se conectar com o jardim e proporcionar privacidade aos habitantes da residência.


Um volume central, elevado e maciço, contrasta com dois volumes laterais mais baixos, todos delimitados por uma viga perimetral de aço. Sob essa viga, abrem-se janelas longitudinais que criam a sensação de que a laje flutua sobre os muros de tijolo, permitindo a entrada abundante de luz e revelando recortes do céu a partir do interior.

As aberturas mais expostas estão protegidas por beirais metálicos que foram projetados e elaborados com materiais de demolição. Esses beirais regulam e controlam a entrada de luz solar intensa do verão nos espaços.

No interior, o teto de concreto aparente, paredes brancas e pisos de cimento polido mantêm a pureza material que caracteriza a residência.

























